Ainda não estamos prontos para criar um ambiente seguro na internet

A moderação desdenha, o usuário expande e possíveis atentados se criam barulhentamente no meio do silêncio da falta de chamar o que é daquilo do que é.

Nomes de pessoas e comunidades foram removidos, entenda +

Nomes de pessoas e comunidades foram removidos ou trocados por outra, de forma que se entenda o ocorrido sem, necessariamente, expor nem a comunidade, usuários, nem quaisquer outras personalidades que possam estar envolvidas no ocorrido. Nenhum dos nomes de usuários, moderadores, comunidades e também influenciadores condiz com o nome real dos envolvidos.

Vamos direto para o elefante branco na sala, o problema do adolescente na internet não é metade do que se chama de problema, e a solução não é vírgulas do que se estipula. Quem quer chegar onde quer chegar, chega, e não é um aviso de você é maior de 18 anos? que vai resolver, tampouco uma tentativa de perguntá-lo a subtração de 18 do ano atual. O problema é outro.

Não pode falar incel?

Em meio de uma comunidade normal do Reddit, o moderador Nícolas me conta que há um êxodo dos moderadores atuais da comunidade do /desabafando em meio ao problema da plataforma ter parado de suportar aplicativos de terceiros. Como parte da sua comunidade parou de usar os fóruns da rede social após a proibição da plataforma, Nícolas me aponta que a comunidade está em surto. Apareceu em um vídeo do Cellbit e, junto disso, toda a sua comunidade interessada em aparecer com pensamentos misóginos, racistas, machistas, que infelizmente é a norma quando se fala da comunidade gamer, foi junto para o /desabafando. A comunidade, devido a isso, tem que suportar milhares de usuários a mais e dezenas de usuários brincando de trazer seu surto extremista para o site.

A ideia começa assim: o usuário posta uma coisa, conta sobre um amigo, e aos poucos começa uma tempestade no mar da publicação: tantas bandeiras vermelhas que a conta sobe e não pára mais. Até o final da leitura, já estamos entendendo o ponto de vista de alguém adulta que lentamente assume que bate na namorada menor de idade e vaza suas fotos em forma de vingança.

Nícolas me conta que a moderação não está preparada para lidar com este tipo de conteúdo, até porque ele, assim como Pedro, outro moderador, trabalham e têm pouco tempo livre para dedicar à comunidade. Quando entro no Discord da comunidade do Reddit, Douglas, o moderador ativo no Discord, me conta que a comunidade no aplicativo de conversas não mais está sendo gerenciada pelos moderadores do fórum no Reddit. Douglas me ajuda na busca pelo moderador do fórum que esteja ativo na plataforma no momento, dia depois do ocorrido, mas tarda a achar um único que responda. No Reddit, podemos contatar a moderação de um fórum pela denúncia de postagem, propriamente dita serve tal qual a denúncia em qualquer outra rede social, você denuncia, aponta qual regra foi quebrada e o moderador julga aquele conteúdo em base na regra, ou pelo modmail, que consiste em uma caixa-postal virtual que, em vez de um destinatário, corresponde a todos os moderadores em conjunto.

Denuncio e envio o conteúdo para o modmail, a mensagens estão autoexplicativas, outros usuários também estão tentando conter o usuário que, em mais de dez postagens em um perfil e outro em um perfil acusado de ser seu fake, espalha conteúdo cada vez pior na plataforma. "Conheci o JoãoAlfa9000 (19) nos comentários do YouTube do Cellbit, um cara pika e zoeiro, tem uma filosofia baseada no 'puna quem fez com aquilo que foi feito'", Kevinivek contextualiza em uma publicação no r/desabafando, e linha após linha começa a contar mais coisas que fazem de si e de seu amigo pessoas igualmente reprováveis. No meio da falácia de forçar a crença no paradoxo da tolerância, que nada mais é que uma tentativa de justificar o direito de falas extremistas, Kevinivek me rebate quando eu lhe acuso, junto a seu amigo, de extremista: "acabei de criar uma conta no Reddit, você já está me chamando de fascista? A comunidade é para desabafar e ser julgado, não stalkeado e denunciado, aliás meu amigo está muito mais errado que eu", ele diz. O amigo, segundo Kevinivek, webnamora uma menor de idade e é fortemente abusivo com ela, o que lhe causa desprezo– Kevinivek, em tentativa de tirar a menor de um relacionamento, teria começado a exaltar o tamanho de seu pênis em meio à conversa com a menor para, depois, printar esta conversa e apontar uma "traição" para JoãoAlfa9000. Não apenas acusei ele ou o amigo, denunciei seu comportamento na Delegacia de Direitos Humanos (180), e anunciei isso de primeira.

Se você o despreza tanto, por que se torna igual a ele? Vai continuar próximo até ele saudar nazistas ou até o atentado que ele cometer em uma escola?

A comunidade, como um todo, consegue identificar com facilidade quando alguém inventa uma história, e essa é uma daquelas histórias fáceis de serem notadas como fantasiosas e inventadas por adolescentes. Mas chamar de extremista não demais, afinal tudo que vemos na tevê e notícias está muito distante da realidade? Aí está algo que ninguém realmente costuma fazer na comunidade, mas deveria. O JoãoAlfa9000 faz sua conta, também começa a "desabafar" sobre sua vida no fórum, e em questão de horas temos páginas e páginas de dois usuários falando as mais profundas atrocidades sob a ideia de que a comunidade é livre e todos têm seu direito de desabafar.

O que pareceria uma tentativa de stalk na verdade não demora nem dois segundos de pesquisa: JoãoAlfa9000 realmente existe, tem sua conta no YouTube, tem um website no Wix falando dos seus "ideais" como quem monta uma seita, e em poucos minutos entendemos que há um universo de contas falsas que JoãoAlfa9000 usa para inventar suas histórias, todas contadas no Reddit e exibindo seus nomes reais. JoãoAlfa9000 fala que divulgou nudes de uma menina chamada Bianca Barth Rodrigues e, rapidamente, sabemos que a Bianca existe, tem Instagram, foto, e tudo em volta do perfil da divulgação também existe no seu universo formado em uma caixa de areia digital– só, por incrível que pareça, não tem mais ninguém no seu meio. Segue trezentas pessoas e é seguida por duas, não se engaja com ninguém, e não sabemos se, ao final, Bianca realmente é uma vítima ou apenas um fake. Fake que, como tudo aponta, todos nessa história contada são, exceto o próprio JoãoAlfa9000.


O dia passa, acordamos em uma expectativa que não vem e vendo o usuário postar mais coisas ainda. A resposta do modmail vem, porém não é satisfatória.

Está tudo bem desabafar crimes, apenas tomamos providências em caso de algo diretamente contra outro usuário. Caso contrário, chame a moderação do Reddit para resolver.

Resolver o que não deveria nem estar acontecendo, quem dirá continuar: o usuário continua, cada vez mais, postando, falando, reclamando de mulheres, contando sua situação. Kevinivek e JoãoAlfa9000 acharam seu próprio espaço seguro, e isso faz do r/desabafando um lugar inseguro para todo o resto da comunidade.

Sendo muito sincero, quem vê percebe que é apenas uma pessoa. Leonardo, outro usuário do fórum que me ajudou a decifrar essa história, me apontou diversos outros momentos que Kevinivek e JoãoAlfa9000 mostraram, pouco a pouco, que são a mesma pessoa. Comentários que não fazem sentido estar acontecendo na plataforma, ambos "se defenderem", o estilo da escrita, tudo indica que são o mesmo. Antes o problema fosse eles serem fakes: o problema é que esses dois perfis estão atraindo pessoas genuínas.

E no meio das pessoas genuínas existem pessoas que, genuinamente, os chamaram de heróis por fazer um ato ou outro. Chega a ser estranho como temos que lembrar dos criminosos presos por fazer, esses mesmos atos, no Discord, no meio de jovens e, ainda assim, ainda precisar explicar que o ambiente não está seguro com mais provas além do óbvio.

Nícolas não é o mesmo moderador que me respondeu que não iria ser feito nada, mas o moderador que tem feito muito ao longo do tempo, já que me mostrou que removeu muitos outros comentários pelos mesmos motivos– Nicolas, então, me conta que a moderação não está preparada para lidar com este tipo de conteúdo, até porque ele, assim como Pedro, outro moderador, trabalham e têm pouco tempo livre para dedicar à comunidade.


A moderação, após, fez um chamamento de novos moderadores. Aos que saíram, banidos, fica a dúvida de para onde vão, já que suas contas não estão mais ativas após o banimento da única comunidade que participavam, e a certeza de que provavelmente, serão bem recebidos até que alguém os chame do que são.